Banner

Planos PASA agora oferecem Psicologia Online para os usuários

Ficar em casa é uma das principais medidas de segurança e prevenção ao coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas o confinamento durante muitos dias pode acarretar em algum tipo de mal-estar psicológico, de acordo com a psicóloga da equipe de Saúde do PASA, Ana Lucia Weinstein. “Situações como a que estamos vivendo com a pandemia do COVID-19 podem gerar muito estresse, com impactos individuais e coletivos. Às vezes, sem que a gente tenha consciência, essas situações mexem com questões profundas da nossa existência e fazem aflorar diferentes sensações e sentimentos, como medo, ansiedade e tristeza”, explica.

Para ajudar as pessoas a enfrentarem este momento mantendo a mente saudável, e também para que os atendimentos psicológicos não sejam abandonados por conta desse isolamento social tão necessário, o PASA traz uma novidade: a plataforma Psicologia Online no aplicativo Saúde PASA.

Com apenas alguns cliques, o usuário busca o profissional pelo nome ou pela especialidade em um extenso catálogo de psicólogos de todo o Brasil, todos inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Em seguida, basta selecionar o dia e horário da consulta e se conectar ao aplicativo na data do agendamento.



A sessão acontece por vídeo. Por isso, é recomendado que o paciente esteja conectado a uma internet com um acesso de qualidade para que não haja travamentos ou interrupções durante a chamada. Também é importante estar em um local tranquilo para realizar o atendimento virtual, onde haja privacidade e silêncio. O sigilo e a segurança da sessão de terapia são garantidos.

A plataforma Psicologia Online está disponível para usuários PASA maiores de 18 anos e as consultas custam o mesmo percentual de coparticipação cobrado nos atendimentos presenciais. O aplicativo Saúde PASA está disponível para download em aparelhos Android ou iPhones.

Para maiores informações, entre em contato com a Central de Relacionamento do PASA através dos telefones 4004-0183 (capitais) ou 0800 722 0183 (outras  regiões).
 

>> Confira recomendações para passar por este momento de distanciamento físico e circulação restrita de forma mais leve e segura para a saúde mental
 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que é atendimento psicológico online?
É a modalidade de consulta, ou outro procedimento, com o psicólogo através de meios digitais, ou seja, à distância, com o uso de aplicativos e plataformas de atendimento remoto. A outra modalidade de atendimento possível é a presencial, onde o psicólogo e o cliente estão fisicamente no mesmo espaço.


2. O atendimento psicológico remoto é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)?
Sim. O CFP publicou resoluções que autorizam os psicólogos a realizarem as atividades de sua profissão, por meio de Tecnologia de Informação e Comunicação. Os documentos que definem as regras estão disponíveis no site https://site.cfp.org.br.
 

3. Os beneficiários dos planos PASA e do benefício AMS podem receber atendimento psicológico remoto?
Sim. O PASA e a Vale estabeleceram regras e serviços específicos para o atendimento psicológico remoto.
 

4. Como posso realizar atendimento psicológico remoto através dos planos PASA e do benefício AMS?
Os beneficiários PASA ou AMS podem realizar atendimento psicológico remoto de duas formas, neste momento:

a) Extraordinariamente, nos meses de março e abril de 2020, em função da epidemia de COVID19, os beneficiários que já estão em tratamento psicológico com um profissional da rede credenciada das operadoras PASA e Vale, podem realizar as consultas por meio digital. Desde o dia 18 de março de 2020, os profissionais credenciados estão orientados sobre o que devem fazer para realizarem as consultas por meio remoto, dos pacientes que já estavam sendo tratados por eles. Esta regra não se aplica para novos pacientes após o dia 18 de março de 2020.

b) O AMS e o PASA lançaram, no mês de março, um novo serviço, chamado Psicologia Online, no qual os beneficiários podem iniciar acompanhamentos psicológicos através de uma plataforma digital. Este serviço é mais um credenciado, não limitado ao período de epidemia de COVID19, acessível em qualquer localidade do Brasil, para beneficiários PASA e AMS maiores de 18 anos.
 

5. O que é o serviço Psicologia Online PASA e AMS?
É uma plataforma digital, autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, que possibilita os beneficiários PASA e AMS a realizarem atendimentos psicológicos à distância, através de vídeo.

O Psicologia Online possui um catálogo próprio de profissionais, todos inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP), listados na plataforma por especialidade ou tema, o que oferece segurança ao paciente de que ele poderá ser tratado por um psicólogo especializado em sua necessidade.
 

6. Qual é a diferença do serviço Psicologia Online PASA e AMS em relação à rede credenciada de psicologia presencial do seu plano PASA ou benefício em saúde AMS?
Todos os profissionais credenciados, independentemente de oferecerem atendimentos presenciais ou de fazerem parte da plataforma Psicologia Online PASA e AMS, seguem as mesmas regras éticas e técnicas. O serviço Psicologia Online PASA e AMS é uma ferramenta que possibilita o acesso do beneficiário que precisa se consultar com um psicólogo sem sair de casa, ou de qualquer lugar onde ele esteja, com horário extenso para marcação de atendimento.
 

7. Qual é o recurso que o beneficiário precisa ter para realizar uma consulta através do serviço de Psicologia Online PASA e AMS?
Para realizar a psicoterapia na modalidade online, basta o beneficiário ter acesso à internet de qualidade para que não haja travamentos ou interrupções durante a sessão. O ideal para a realização do atendimento virtual é estar em um local tranquilo, sem barulhos ou interferências externas e, de preferência, onde haja privacidade.
 

8. As consultas psicológicas através da ferramenta Psicologia Online PASA e AMS são seguras para minha privacidade?
A plataforma do Psicologia Online PASA e AMS dispõe de certificado de autorização do Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. Ela é criptografada garantindo a segurança dos dados dos clientes.
 

9. Como é o limite de consultas psicológicas do serviço Psicologia Online PASA e AMS?
O limite de consultas do serviço Psicologia Online PASA e AMS é igual ao praticado pelo atendimento psicológico presencial contratado em seu plano ou benefício saúde.
 

10. O tempo de consulta através do serviço Psicologia Online PASA e AMS é o mesmo de uma consulta presencial?
Sim. As consultas remotas em psicologia seguem o mesmo tempo definido para consultas presenciais.
 

11. A consulta através do serviço Psicologia Online PASA e AMS tem coparticipação do beneficiário?
As consultas remotas em psicologia seguem as mesmas regras de coparticipação das consultas presenciais contratadas em seu plano ou benefício saúde.
 

12. Quem pode realizar acompanhamento psicológico através do serviço Psicologia Online PASA e AMS?
Todos os beneficiários PASA e AMS que tenham 18 anos ou mais que precisem iniciar um tratamento psicológico.
 

13. Por que o serviço Psicologia Online não atende beneficiários com menos de 18 anos?
A terapia psicológica a distância é mais indicada para pessoas a partir de 18 anos de idade. Assim que o processo evoluir e houver evidências científicas de que menores de 18 anos estão aptos a receberem atendimento psicológico na modalidade online, o serviço irá acatar e todos os beneficiários serão informados.
 

14. Os dependentes do benefício AMS e os dependentes e agregados dos planos PASA têm direito ao serviço Psicologia Online PASA e AMS?
Sim. Para isto, cada beneficiário (titular, dependente ou agregado) que desejar iniciar o acompanhamento psicológico pelo Psicologia Online PASA e AMS, deve baixar o aplicativo Saúde AMS ou o aplicativo Saúde PASA em seu próprio celular. Dentro do app, há um ícone do Psicologia Online. Ao clicar nele, o beneficiário será direcionado à plataforma do serviço.
 

15. O beneficiário PASA e AMS continua podendo realizar tratamento psicológico presencial?
Sim. O serviço Psicologia Online PASA e AMS é mais uma forma de a operadora dar acesso ao tratamento psicológico para seus beneficiários. Caso o beneficiário prefira realizar tratamento psicológico presencial, a rede credenciada continua igualmente disponível.


16. O beneficiário PASA e AMS que já faz psicoterapia pelo seu plano ou benefício em saúde pode passar a fazer o tratamento com seu psicólogo, através do serviço Psicologia Online PASA e AMS?
Somente os profissionais cadastrados na plataforma do Psicologia Online podem realizar os atendimentos remotos através da ferramenta.


 

Mais Notícias

Pasa nas redes:

  • Linkedin
  • Instagram
  • Youtube