Banner

Imunidade baixa é alvo do COVID-19; aumente o sistema de defesa do seu organismo

Por Daniela Alencar


Todos sabemos que podemos, através do nosso estilo de vida e alimentação, aumentar a imunidade, não somente para ao coronavírus, mas para todas outras viroses, bactérias e fungos.

Existem várias formas de reforçar o sistema imune, visando diminuir os sintomas e melhora da reposta a medicamentos. Então, vou dar dicas simples e fáceis para que você possa fazer e também aplicar na sua casa para sua família, afim de melhorar a imunidade de todos.
 

1. Priorize comida de verdade

Evite consumo de industrializados (leia-se pacotinhos), pois neles contêm vários tipos de aditivos químicos e conservantes que irão aumentar a inflamação e ativar seu sistema imune desnecessariamente.


2. Melhore a qualidade do seu sono

Procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive nos finais de semana. Deixe o quarto bem escuro e tente dormir no mínimo de 6 a 8 horas. Se necessário, inclua chás de camomila, cidreira e mulungu, que são relaxantes.


3. Inclua nas suas refeições ervas e especiarias

Chá verde, alho, gengibre, açafrão/cúrcuma, ervas secas (tomilho, salsa, alecrim, manjericão, orégano...). Todos estes alimentos são antifúngicos, antivirais e anti-inflamatórios.


4. Inclua alimentos com vitaminas A, C, D e E

D: ovos, peixe e sol; E: castanhas, avelã e abacate; A: cenoura, manga e couve; C: kiwi, brócolis, goiaba, limão e laranja.


5. Própolis é um grande aliado

Um poderoso protetor das vias áreas respiratórias é o própolis alcoólico ou aquoso. Estou falando do própolis puro, sem adição de nada. Adultos saudáveis devem consumir o alcoólico e crianças, idosos e renais devem consumir própolis aquoso. A média de consumo é de 10 a 15 gotas diluídas em água para beber.


6. Aumente a ingestão hídrica

Beba água, água de coco e sucos naturais, sem açúcar. Evite o consumo de refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas.7. Evite dietas restritivasTenha uma alimentação rica em vegetais, legumes e frutas. Não abuse de alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas refinadas (pães, bolos, biscoitos) e gorduras hidrogenadas (frituras).Lembre-se sempre de higienizar as mãos e evite aglomeração de pessoas.


Daniela Alencar
Nutricionista clínica, funcional e esportiva
Integrante da equipe de atendimento em saúde da Clínica PASA Vitória

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias

Pasa nas redes:

  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • Youtube