Em virtude da alta demanda pelo exame de COVID-19 e da necessidade de seguir os protocolos clínicos do Ministério da Saúde, alguns laboratórios estão priorizando seus estoques de testes para os casos que inspiram maior cuidado, como os pacientes que estão em atenção hospitalar.
Com isto, podem estar suspensos temporariamente na sua região os agendamentos de coleta domiciliar. Isto ocorre devido à falta generalizada de insumos, kits e reagentes, importados de empresas norte-americanas e europeias.
O PASA manterá os usuários informados assim que a capacidade produtiva desses laboratórios for ampliada e a coleta domiciliar for retomada.
Caso você já tenha agendado a coleta domiciliar, o seu exame deve ser realizado, mas orientamos que você faça antes a confirmação com o laboratório.
Sem coleta domiciliar, o que fazer em caso de sintomas?
Conforme orientações amplamente divulgadas em todos os meios de comunicação, a principal medida de prevenção ao COVID-19 é evitar ao máximo sair de casa, entre outras providências que você pode conferir nesta matéria:
>> Coronavírus: veja as orientações
Conforme recomenda a supervisora da Central de Coordenação do Cuidado do PASA, Vanessa Andrade, antes de se deslocar para os hospitais e se colocar em risco de contaminação ou de propagação do coronavírus nos ambientes fechados e aglomerados das salas de espera, utilize-se de um meio muito mais seguro, exclusivo aos usuários PASA e AMS: ligue para o Doutor PASA. "Neste momento do boom da pandemia, é natural que as pessoas se preocupem ao terem qualquer sintoma gripal, ou ao constatarem febre. O importante é que todos mantenham a calma e respeitem ao máximo a principal medida de prevenção, que é a do isolamento. O Doutor PASA tem uma equipe altamente preparada para fazer a triagem dos usuários por telefone ou chat e orientá-los como proceder diante de cada relato", alerta.
O Doutor PASA está disponível 24 horas, sete dias por semana, através do telefone 08000 260 911, ou você pode trocar mensagens com a equipe de saúde via chat online no aplicativo Saúde PASA.
0800 722 0183
© Copyright 2015 PASA - Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale